Skip to content

11 de agosto de 2023 | 13:48

Panoramas na Patagônia: O que fazer na Patagônia Chilena?

A Patagônia chilena, essa vasta região no extremo sul do continente americano, é um tesouro natural a ser descoberto. Com paisagens que oscilam entre montanhas imponentes, fiordes profundos, vastas geleiras e extensas florestas, essa região promete uma aventura única. Se você está procurando um passeio panorâmico na Patagônia chilena, nós o convidamos a explorar esta lista que preparamos especialmente para você.

Descubra os melhores panoramas na Patagônia chilena

1 - Parque Nacional Cerro Castillo

O Cerro Castillo, uma joia natural escondida na região de Aysén, é um dos destinos favoritos dos amantes da natureza e de caminhadas. As trilhas do parque o conduzem por densas florestas, ao longo das margens de rios e lagoas azul-turquesa até o topo da colina, onde vistas panorâmicas espetaculares da Patagônia o aguardam.

A beleza de sua fauna

Em seu caminho, você encontrará a rica fauna da região, que inclui huemules, raposas, condores e muitas outras espécies nativas.

2 - O majestoso vulcão Corcovado

O vulcão Corcovado é um dos pontos turísticos mais singulares da Patagônia chilena. Localizado na região de Los Lagos, esse vulcão adormecido atrai visitantes com seu cone perfeitamente formado e sua localização em uma paisagem de beleza selvagem.

Um cenário único

Cercado pela Floresta Tropical Valdiviana, esse vulcão oferece um cenário único para fotógrafos e amantes da natureza.

3 - As encantadoras capelas de mármore

Talvez um dos pontos turísticos mais famosos da Patagônia chilena, as Capelas de Mármore são um espetáculo natural de beleza inigualável. Localizadas no Lago General Carrera, essas formações de mármore foram esculpidas pelo vento e pela água ao longo de milhares de anos, criando cavernas e colunas de um azul deslumbrante.

Um passeio de barco imperdível

A melhor maneira de apreciar essas maravilhas é em um passeio de barco, que permite que você se aproxime das formações e as admire em todo o seu esplendor.

4 - O místico Parque Nacional Queulat

O Parque Nacional Queulat, conhecido por sua misteriosa “Geleira Suspensa”, é outra atração imperdível na Patagônia chilena. Esse parque abriga uma diversidade de paisagens, desde fiordes e florestas até montanhas e geleiras.

A Geleira Suspensa

Sua principal atração, o Ventisquero Colgante, é uma geleira que parece desafiar a gravidade ao se pendurar em um penhasco, criando uma cascata de gelo que cai no vazio.

5 - Parque Nacional da Patagônia - Setor Jeinimeni

Para os entusiastas de trekking e acampamento, o Parque Nacional da Patagônia no Setor Jeinimeni é imperdível. Aqui você encontrará um espetáculo de montanhas, lagos e rios em um cenário de vastas estepes e florestas subpolares. Esse parque é uma joia da biodiversidade e um local de importância cultural para as comunidades nativas.

A beleza do Lago Jeinimeni

O Lago Jeinimeni, com suas águas azul-turquesa e cercado por montanhas, é um dos destaques desse parque.

6 - O Vale dos Exploradores

Na região de Aysén, o Vale dos Exploradores é um paraíso para os aventureiros. De trekking a caiaque, esse vale oferece uma variedade de atividades para aproveitar a paisagem patagônica.

O Glaciar Exploradores

O destaque desse lugar é a Geleira Exploradores, uma enorme massa de gelo que pode ser visitada com a ajuda de guias locais.

7 - Caleta Tortel

Caleta Tortel, conhecida como a “Veneza da Patagônia”, é um vilarejo pitoresco construído sobre palafitas às margens dos rios Baker e Pascua. Suas passarelas de madeira e casas coloridas proporcionam um charme único e uma autêntica experiência cultural.

A Rota dos Ciprestes de Guaitecas

Não se esqueça de seguir a Rota dos Ciprestes de Guaitecas, uma trilha que o levará por florestas dessas árvores milenares.

8 - O Rio Baker

O Rio Baker, o maior rio do Chile, é famoso por suas águas azul-turquesa e corredeiras. Se você gosta de esportes aquáticos, não pode deixar de fazer rafting nesse rio.

Pesca no Rio Baker

O rio Baker também é um local privilegiado para a pesca esportiva, onde é possível encontrar espécies como truta e salmão.

9 - Parque Nacional Torres del Paine

Por último, mas não menos importante, está o Parque Nacional Torres del Paine, provavelmente o panorama mais emblemático da Patagônia chilena. Com suas famosas Torres, suas geleiras, lagos e uma grande variedade de fauna, esse parque é um verdadeiro tesouro natural.

A Trilha W

Uma das caminhadas mais populares é a Trilha W, que lhe permite desfrutar das maravilhas desse parque em uma caminhada de vários dias.

10 - Villa O’Higgins

No extremo sul da Carretera Austral, Villa O’Higgins é a porta de entrada para algumas das paisagens mais intocadas da Patagônia. Cercada por geleiras, montanhas e lagos, essa pequena vila é o ponto de partida para aventuras inesquecíveis.

Uma das atividades mais populares é navegar na geleira O’Higgins, onde você pode admirar a magnitude dessa geleira de perto.

Patagônia chilena: Um paraíso para os amantes da natureza

Esses panoramas da Patagônia chilena são apenas um vislumbre do que essa vasta região tem a oferecer. Montanhas, rios, geleiras, florestas e uma biodiversidade incrível fazem da Patagônia um paraíso para os amantes da natureza.

Dicas para o viajante

Lembre-se sempre de respeitar as regras dos parques nacionais, leve consigo tudo o que for necessário para sua aventura e esteja preparado para o clima variável da Patagônia. E, acima de tudo, lembre-se de aproveitar cada momento nessa região de beleza inigualável.

Um encontro com a natureza selvagem da Patagônia chilena

Os passeios na Patagônia chilena são mais do que apenas atrações turísticas. São um encontro com a natureza selvagem, um lembrete da beleza e do poder da natureza.

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a entender um pouco mais sobre o que ver na Patagônia chilena. Mas lembre-se, nenhum guia pode capturar totalmente a maravilha da Patagônia. Para vivenciá-la verdadeiramente, você terá que ir e vê-la por si mesmo.