Skip to content

9 de agosto de 2023 | 15:12

Os melhores vinhedos do Chile: o berço do vinho latino-americano

Pensar no Chile é pensar em sua vasta cadeia de montanhas, em sua diversidade cultural, em seus sabores culinários e, é claro, em seu vinho. A indústria vinícola chilena conquistou o mundo com sua qualidade excepcional e diversidade única de vinhos. Neste artigo, vamos levá-lo a um passeio virtual pelos melhores vinhedos do Chile para conhecer a terra e as pessoas por trás dessas aclamadas garrafas.

Os melhores vinhedos do Chile

1.Viña Concha y Toro: o gigante do vinho chileno

Começamos nossa jornada no renomado vinhedo Concha y Toro, localizado em Pirque, ao sul de Santiago. Fundada em 1883, a Concha y Toro é a maior produtora de vinhos da América Latina e uma das maiores do mundo.

O que torna a Concha y Toro especial

O vinhedo está localizado no Vale do Maipo, uma das regiões vinícolas mais antigas e prestigiadas do Chile, conhecida por seus excelentes vinhos tintos, especialmente o Cabernet Sauvignon. Mas nem tudo é tamanho na Concha y Toro. Ao longo dos anos, eles têm demonstrado um compromisso constante com a qualidade e a inovação, o que lhes rendeu reconhecimento e prêmios em todo o mundo.

2.Viña Santa Carolina: História e tradição

Em nosso segundo destino, fomos para Viña Santa Carolina. Essa vinícola, com mais de 140 anos de história, tem se destacado por seu compromisso com a qualidade e a inovação e por sua contribuição para o desenvolvimento da vinicultura chilena.

O patrimônio da Santa Carolina

Com vinhedos espalhados por todo o Vale Central do Chile, do Vale do Maipo ao Vale do Rapel, a Santa Carolina produz uma ampla variedade de vinhos, dos acessíveis aos premium. Cada garrafa de Santa Carolina é um reflexo de sua rica história e da paixão contínua pela produção de vinhos excepcionais.

3.Viña Errázuriz: O valor da família

Em nosso terceiro destino, seguimos para o norte, para o Vale do Aconcágua, onde está localizada a Viña Errázuriz. Fundada em 1870 por Don Maximiano Errázuriz, essa vinícola familiar tem estado na vanguarda da viticultura de qualidade no Chile.

Errázuriz e sua abordagem única

A Viña Errázuriz é conhecida por seu foco em vinhos de origem única, produzindo vinhos que expressam fielmente o caráter e a identidade do terroir do Vale do Aconcágua. Seu compromisso com a sustentabilidade e o respeito pela terra se reflete em cada taça de vinho que produzem.

4.Vinícola Montes: A fusão perfeita de tradição e inovação

Na região de Colchagua, conhecida por seu clima mediterrâneo ideal para a viticultura, encontramos a Viña Montes. Inaugurada em 1988, essa vinícola conseguiu combinar tradição com técnicas inovadoras para produzir vinhos de excelente qualidade e alta reputação internacional.

Viña Montes, onde a natureza é transformada em arte

Com um respeito inabalável pelo terroir e pelo meio ambiente, a Montes adotou práticas agrícolas sustentáveis e trabalha arduamente para minimizar sua pegada ecológica. Sua filosofia é clara: criar vinhos excepcionais em harmonia com a natureza. Além disso, o vinhedo se destaca por sua adega projetada pelo Feng Shui, onde a energia flui de forma equilibrada, favorecendo a elaboração de seus vinhos.

5.Vinhedo Matetic: a essência do orgânico e do biodinâmico

Viajamos agora para o frescor do Vale de Casablanca para descobrir a Viña Matetic. Essa vinícola familiar ganhou fama no setor vinícola chileno com seu foco na viticultura orgânica e biodinâmica.

A abordagem diferenciada da Matetic

Seus vinhedos se estendem pelos vales de San Antonio e Casablanca, áreas conhecidas por seu clima frio, ideal para o cultivo de variedades como Sauvignon Blanc e Pinot Noir. A Matetic é conhecida por seu compromisso com o meio ambiente e pela criação de vinhos autênticos e expressivos.

6.Vinícola Almaviva: A Aliança Franco-Chilena

Por último, mas não menos importante, voltamos à região de Maipo para visitar a Viña Almaviva. Essa vinícola é o produto de uma extraordinária aliança entre dois gigantes do mundo do vinho: a Concha y Toro, do Chile, e o Barão Philippe de Rothschild, da França.

Almaviva, um vinhedo com sotaque francês

A Almaviva produz um único vinho, com o mesmo nome, seguindo os métodos tradicionais de Bordeaux. Seu vinho, uma mistura de Cabernet Sauvignon, Carmenère e Cabernet Franc, é um dos vinhos mais procurados e apreciados do mundo.

Um brinde aos melhores vinhedos do Chile

O Chile é uma terra de contrastes, desde sua paisagem até seu vinho. Cada vinhedo que mencionamos neste artigo oferece uma experiência única, seja por sua história, seu compromisso com a qualidade, seu respeito pela natureza ou sua inovação ousada.

Por isso, convidamos você a explorar os melhores vinhedos do Chile, degustar seus vinhos e descobrir a riqueza e a diversidade de seu terroir. Afinal, cada garrafa é uma viagem em si, uma maneira de conhecer o Chile e seu povo por meio dos sabores e aromas de seus vinhos extraordinários.