Skip to content

7 de agosto de 2023 | 20:39

Os 10 melhores vinhos chilenos que você deve experimentar

O Chile, conhecido por suas paisagens de tirar o fôlego e cultura vibrante, também é um titã na produção de vinhos de qualidade superior. No entanto, fica a pergunta: quais são os 10 melhores vinhos chilenos que você deve experimentar?

Seleção exclusiva de vinhos chilenos

Fazemos um tour pelas vinícolas do Chile para descobrir a resposta, mergulhando no mundo do vinho para desvendar os segredos de suas garrafas mais prestigiadas.

1.Chadwick Vineyard 2014

Começamos nossa jornada com o Viñedo Chadwick 2014, um vinho tinto feito de Cabernet Sauvignon. Esse vinho vem da vinícola Errázuriz Chadwick, localizada no Vale do Maipo. É conhecido por sua cor vermelha escura, seu aroma de bagas pretas e seu sabor equilibrado de frutas maduras e taninos finos. Um must em qualquer degustação de vinhos chilenos.

2. Concha y Toro Carmín de Peumo Carmenere 2009

Em segundo lugar, mas não menos importante, está o Carmín de Peumo Carmenere 2009 da Concha y Toro. Esse vinho tinto tem uma personalidade única, resultado da perfeita harmonia entre a variedade Carmenere e o terroir particular do Vale do Cachapoal. Tem um aroma marcante de frutas vermelhas e notas de chocolate, acompanhado por um paladar bem estruturado e um final persistente.

3. Amayna 2009 Chardonnay

Passando para os vinhos brancos, o Amayna 2009 Chardonnay é um deleite para os sentidos. Produzido na região de San Antonio, ele é conhecido por seu frescor e intensa fragrância de frutas tropicais e cítricas. A sutileza do carvalho complementa o paladar, tornando esse Chardonnay um vinho elegante e equilibrado.

4. Ventisquero Herú 2015 Pinot Noir

O Ventisquero Herú 2015 Pinot Noir é um vinho tinto de suavidade cativante. Esse vinho, originário do Vale de Casablanca, exibe uma expressão notável de frutas vermelhas e um final longo e elegante. Seus taninos suaves e acidez equilibrada tornam cada gole uma experiência inesquecível.

5.Viu Manent Viu 1 2008 Malbec

O Viu Manent Viu 1 2008 Malbec é uma joia do Vale de Colchagua. Esse vinho tinto, com seus aromas intensos de frutas vermelhas maduras e notas de baunilha e cacau, destaca-se por sua textura voluptuosa e final longo e vibrante. Um verdadeiro testemunho da excelência da variedade Malbec.

6.Santa Ema Gran Reserva 2018 Merlot

Do Vale do Maipo vem o Santa Ema Gran Reserva 2018 Merlot. Esse vinho tinto expressa perfeitamente as características de seu terroir, com notas de frutas vermelhas maduras, especiarias e um toque de carvalho que acrescenta complexidade. A sensação na boca é redonda e suave, o que o torna um vinho versátil que agradará a todos os paladares.

7. Wynemakers Gran Reserva Syrah

O Wynemakers Gran Reserva Syrah é um vinho tinto que vem da região do Maule, conhecida por seu clima mediterrâneo, ideal para a viticultura. Esse vinho apresenta um aroma de frutas vermelhas e especiarias doces com um toque de couro e cacau. Seu corpo médio, com taninos suaves e acidez equilibrada, leva a um final persistente e agradável, tornando-o um complemento perfeito para qualquer coleção de vinhos.

8.Montes Folly 2015 Syrah

Em seguida, temos o Montes Folly 2015 Syrah, um vinho que conquistou um lugar na lista dos vinhos chilenos mais exclusivos. Produzido no Vale Apalta, esse vinho tinto se distingue por seus fortes aromas de frutas pretas e especiarias, com uma nota tostada do carvalho francês. O paladar é rico e robusto, com uma acidez vibrante que garante uma longa vida na garrafa.

9.Almaviva 2015

O Almaviva 2015, da vinícola Almaviva, é um vinho tinto que não pode faltar nesta lista. Produzido no Vale do Maipo, é um vinho de estilo Bordeaux que exibe uma ampla paleta de sabores, de frutas negras a especiarias, com notas de cacau e moca. Sua grande estrutura e elegância, com um final longo e persistente, fazem desse vinho um verdadeiro deleite para os amantes do vinho.

10.Don Melchor 2015 Concha y Toro

Finalmente, temos o Don Melchor 2015 Concha y Toro, um vinho tinto Cabernet Sauvignon produzido no Vale do Maipo. Esse vinho é conhecido por sua grande complexidade aromática, com notas de frutas vermelhas, tabaco e cassis. No paladar, é potente, com taninos estruturados que proporcionam um final longo e sofisticado. Não há dúvida de que é um dos grandes representantes do vinho chileno.

Nota adicional: Como degustar esses vinhos

Gostaria de acrescentar um último conselho para aqueles que se aventuram no fascinante caminho da degustação de vinhos. A degustação de vinhos é uma experiência sensorial completa. Aqui estão algumas orientações para aproveitar ao máximo sua exploração desses requintados vinhos chilenos.

Observe: comece despejando o vinho em uma taça transparente e observe sua cor e limpidez. A cor pode lhe dar uma ideia do corpo e da idade do vinho.

Olfato: Aproxime seu nariz da taça e sinta o cheiro do vinho por um momento. Tente identificar os diferentes aromas que você pode sentir.

Paladar: Por fim, tome um pequeno gole. Deixe o vinho deslizar por toda a língua para que você possa apreciar os diferentes sabores.

Lembre-se de que cada vinho tem uma personalidade única e cada degustação pode variar dependendo de muitos fatores, desde o clima até o humor do degustador. Portanto, não hesite em confiar em seu paladar e aproveite a experiência.

A jornada pelos 10 melhores vinhos chilenos que você deve experimentar nos permitiu ver mais de perto a variedade e a riqueza que caracterizam os vinhos dessa região. Cada um desses vinhos, com seu próprio caráter e personalidade, é uma prova do esforço e da paixão que os produtores de vinho chilenos colocam em cada garrafa.

Então, o que está esperando? Atreva-se a experimentar esses vinhos e mergulhe no maravilhoso mundo do vinho chileno. Prometemos que você não ficará desapontado. Saúde!