Skip to content

11 de agosto de 2023 | 13:52

5 trilhas em San Pedro de Atacama: caminhando nos passos da natureza

O norte do Chile é uma cápsula do tempo que parece esconder segredos em cada canto. E dentro dessa região desértica, San Pedro de Atacama surge como um oásis de vida e experiências. Entretanto, não se trata apenas de um destino turístico, mas de uma porta de entrada para infinitas trilhas repletas de aventura e misticismo. As “trilhas em San Pedro de Atacama” o levarão a descobrir uma nova dimensão da natureza e da história. Mas quais são as trilhas que você deve explorar em sua próxima visita?

1. Trilha Kari: Esculpindo o Deserto

A Trilha Kari, também conhecida como Mirante Kari, está localizada perto da Cordilheira do Sal. Essa trilha é esculpida por milhares de anos de erosão e vento, criando um labirinto deslumbrante de formações rochosas e planícies de sal que fazem você se sentir em outro planeta.

Como chegar à Garganta de Kari?

Para chegar à trilha da Garganta de Kari, é preciso ir para o sudeste de San Pedro de Atacama, a aproximadamente 7 quilômetros do centro da cidade.

O que esperar da trilha?

Uma vez na trilha, você desfrutará de uma caminhada moderada de aproximadamente 3 horas, que o levará por cavernas de sal e cânions estreitos, oferecendo vistas panorâmicas de todo o Vale da Lua. Não se esqueça de levar bastante água e protetor solar, pois o sol do deserto pode ser intenso.

2. Trilha do Vale da Morte: um desafio de adrenalina

Se estiver procurando uma experiência mais desafiadora, a Trilha do Vale da Morte é sua melhor opção. Essa trilha é famosa por suas dunas de areia íngremes e formações rochosas dramáticas que parecem desafiar a gravidade.

Como chegar ao Death Valley

O Vale da Morte fica a apenas 2 quilômetros ao norte de San Pedro de Atacama, portanto, você pode chegar lá de bicicleta ou a pé.

O que esperar da trilha?

A trilha do Vale da Morte é uma trilha de dificuldade média, ideal para entusiastas de trekking e mountain bike. As dunas de areia do vale são um grande desafio, mas você será recompensado com vistas espetaculares do deserto e do vulcão Licancabur.

3. Trilha Garganta del Diablo: A beleza oculta

Uma das trilhas menos conhecidas, mas mais impressionantes de San Pedro de Atacama é a Garganta del Diablo (Garganta do Diabo).

Como chegar à Garganta do Diabo?

A Garganta del Diablo está localizada a cerca de 15 quilômetros a nordeste de San Pedro de Atacama. Você pode chegar lá de bicicleta ou em um veículo 4x4.

O que esperar da trilha?

Essa trilha oferece um passeio tranquilo por um cânion estreito cercado por altas paredes de rocha. Ao longo do caminho, você pode encontrar arte rupestre antiga e petróglifos que dão um toque de mistério à sua aventura. Essa trilha é ideal para quem procura uma experiência mais tranquila e espiritual.

4. Trilha Tara Salt Flat: A essência do deserto

A trilha do Salar de Tara é uma das joias escondidas de San Pedro de Atacama. Ela está localizada dentro da Reserva Nacional Los Flamencos e é conhecida por sua paisagem deslumbrante e biodiversidade.

Como chegar ao Salar de Tara?

O Salar de Tara fica a cerca de 120 quilômetros a leste de San Pedro de Atacama. Dada a distância, recomendamos fazer uma visita guiada ou alugar um veículo 4x4.

O que esperar da trilha?

Essa trilha o levará por vastas extensões de sal, lagoas e formações rochosas que parecem saídas de uma pintura. Durante sua jornada, é provável que você veja flamingos, vicunhas e uma variedade de outras espécies que fizeram do Salar de Tara seu lar.

5. Trilha dos Gêiseres do Tatio: o coração geotérmico

Por fim, a trilha dos Gêiseres do Tatio é obrigatória para qualquer viajante que esteja procurando uma experiência verdadeiramente única.

Como chegar aos Gêiseres do Tatio?

Os Gêiseres do Tatio ficam a cerca de 90 quilômetros ao norte de San Pedro de Atacama. A estrada é bastante acidentada, por isso é recomendável ir com um guia ou alugar um veículo 4x4.

O que esperar da trilha?

A trilha o levará por um campo geotérmico onde os gêiseres lançam água e vapor no ar com força. É melhor chegar bem cedo pela manhã, quando os gêiseres estão mais ativos e o vapor se destaca contra o nascer do sol.

Dicas gerais para explorar as trilhas de San Pedro de Atacama

Agora que você já conhece as principais trilhas de San Pedro de Atacama, é importante lembrar algumas dicas gerais.

Primeiro, devido à altitude e ao clima desértico, é sempre importante manter-se bem hidratado e se proteger do sol. Em segundo lugar, lembre-se de que muitas dessas rotas estão em áreas protegidas, portanto, é fundamental respeitar as normas locais e não deixar rastros. Por fim, embora algumas trilhas possam ser exploradas de forma independente, outras exigem a assistência de um guia ou de um veículo adequado.

Agora você está pronto para embarcar em sua própria aventura e descobrir por que as trilhas de San Pedro de Atacama são um destino imperdível para os amantes da natureza e da história. Cada uma dessas trilhas promete uma experiência única que certamente ficará gravada em sua memória. Aproveite cada passo do caminho nas trilhas de San Pedro de Atacama!